Sartori destaca melhorias nas estradas e fomento à segurança no Governo e Comunidade

Governador comentou melhorias na malha rodoviária e novo convênio com Badesul para reforçar segurança no Governo e Comunidade - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Um novo avanço nas obras da ERS-118, aguardado há 15 anos pela comunidade da Região Metropolitana, foi comemorado pelo governador José Ivo Sartori durante o programa Governo e Comunidade, da Rádio Piratini, transmitido neste sábado (16). A construção do viaduto no entroncamento da  ERS-118 com a ERS-040, em Viamão, que qualifica o trânsito na região; as melhorias no sistema viário do Vale do Rio Pardo, com a entrega do viaduto no trevo Fritz e Frida; e os financiamentos do programa Badesul Cidades Mais Seguras foram ressaltados no programa.

Principal rota de destino ao Litoral, o novo trecho na ligação da ERS-118 com a ERS-040 deve ser concluído em 12 meses para diminuir os congestionamentos. Executado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), com R$ 16 milhões em recursos captados da praça de pedágio de Viamão, o viaduto terá vão livre de 5,5 metros e pista dupla, prevendo futura duplicação da rodovia.

"É a saída para destravar o tráfego. Para um Estado que não tem condições de fazer o empréstimo de um centavo sequer, fizemos esse esforço porque a ERS-118 é uma prioridade do governo", afirmou Sartori.

Sistema viário de Santa Cruz do Sul

Outro investimento aguardado pela população foi inaugurado, nessa sexta-feira (15). A estrutura viária, situada no trecho do quilômetro 100 da rodovia RSC-287, em Santa Cruz do Sul, é uma obra de concreto de 60 metros de comprimento e 20 metros de largura, com pista dupla e acostamento. A meta é facilitar a interligação com os municípios da região e eliminar o ciclo constante de congestionamentos no local.

O investimento de R$ 27,5 milhões estabelece sob a estrutura uma rótula que permite retorno e acesso a Santa Cruz do Sul, e um vão sob o viaduto de 5,5 metros, atendendo ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "Essas são obras de grande impacto nas comunidades vizinhas, que com certeza melhoram o trânsito, trazem mais segurança aos motoristas e pedestres e também para nossa economia, pelo escoamento da produção", completou o governador.

Mais segurança no interior

O governo também lançou o programa Badesul Cidades Mais Seguras, que faz parte do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública. "São linhas de crédito que as prefeituras vão poder adquirir com o Badesul para dar oportunidade aos municípios de investir em segurança, comprar viaturas, adquirir equipamentos, instalar câmeras de videomonitoramento e reforçar a iluminação pública", detalhou Sartori.

Segundo ele, o programa é uma demonstração clara de que segurança pública é prioridade para o Estado. O financiamento terá valores escalonados conforme a população dos municípios que aderirem, partindo de R$ 300 mil, para cidades com até 10 mil habitantes, e até R$ 3 milhões, para municípios com mais de 100 mil habitantes.

"Nós, sozinhos, não vamos poder fazer muito na área se não tivermos o apoio da sociedade. Queremos reduzir cada vez mais os índices de criminalidade, como eles vêm diminuindo mês a mês, para justamente dar tranquilidade às gaúchas e aos gaúchos e às suas famílias", assegurou.

Solidariedade aos atingidos

Ao encerrar o programa, o governador reforçou o pedido de doações para a Campanha do Agasalho 2018. Os setores de governo estiveram mobilizados esta semana, em especial, para atender e avaliar os efeitos dos fortes temporais que atingiram pelo menos 21 municípios nos últimos dias.

"Todos nós temos que estar mobilizados. A Defesa Civil sempre esteve presente, entregando lonas e cestas básicas, mas acho que com a época da Campanha do Agasalho, temos que fortalecer ainda mais as doações, especialmente de roupas e alimentos. É uma situação de emergência de termos um voluntariado presente para auxiliar todos aqueles que precisam. A solidariedade é o que não deve faltar ao povo do Rio Grande", concluiu Sartori.

O Governo e Comunidade, produzido pela Rádio Piratini, com apresentação da jornalista Nara Sarmento, é veiculado aos sábados em emissoras gaúchas de rádio. Confira os demais áudios do programa.

Texto: Letícia Bonato/Secom
dição: Gonçalo Valduga/Secom