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Manual de Boas Práticas em Redes Sociais é entregue a coordenadores de Comunicação do Estado

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Foto geral de uma sala de reunião. Há uma grande mesa retangular de cor branca, com cerca de 30 pessoas sentadas junto a ela. Há muitos blocos de papel na mesa, além dos manuais, cuja capa é vermelha, verde e amarela.
Entrega ocorreu no Caff, durante reunião de alinhamento promovida pela Direção de Jornalismo - Foto: Lauro Alves/Secom

Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação (Secom) do governo do Estado, o Manual de Boas Práticas em Redes Sociais foi entregue nesta segunda-feira (15/4) aos coordenadores de Comunicação. O documento busca orientar a produção de conteúdo e a gestão das contas institucionais do governo e de secretarias, órgãos e instituições vinculadas.

A entrega ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, durante reunião de alinhamento promovida pela Direção de Jornalismo da Secom, com a presença do diretor do Departamento de Redes Sociais da Secom, Guilherme Hamm, do diretor-adjunto de Jornalismo da Secom, Marcelo Kervalt, e de mais de 30 profissionais que coordenam assessorias de comunicação em diversos setores da administração pública estadual.

O manual é considerado um marco na comunicação pública do Estado, sendo o primeiro documento produzido pelo Executivo estadual com o objetivo de nortear a comunicação institucional nas plataformas digitais.

Segundo a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, além de promover um alinhamento entre os diversos perfis virtuais ligados ao governo do Estado, o manual visa consolidar os ideais da comunicação pública – como a democracia, o interesse público e o acesso à informação – nas plataformas digitais.

“Produzimos o material por compreendermos que a comunicação exerce um papel fundamental na estrutura do governo. Nosso intuito é desenvolver uma comunicação cada vez mais transparente, ética, compromissada com a verdade e com o combate à desinformação, estabelecendo uma relação mais próxima com a sociedade”, destacou Tânia.

Foto destacando exemplares empilhados do manual, de capa vermelha, verde e amarela, sobre uma mesa branca.
Manual é considerado um marco na comunicação pública do Estado - Foto: Lauro Alves/Secom

O documento trata da presença do governo no ambiente virtual e das diretrizes para a produção de conteúdos e o relacionamento com o público, além de apresentar um guia sobre as principais plataformas e um mapa dos canais do governo.

“O manual é um marco na comunicação pública do Rio Grande do Sul, porque estabelece diretrizes claras e objetivas sobre a atuação do governo do Estado no ambiente digital. Ao avançar nesse sentido, vamos qualificar ainda mais o conteúdo produzido, fortalecendo os canais de comunicação nas redes sociais”, ressaltou Hamm. “Ao intensificar a nossa conexão com o cidadão, estamos ainda mais próximos de atingir o objetivo de informar e prestar um serviço de qualidade.”

Reforçando o compromisso do Estado com a inclusão, o manual aborda, também, a adoção de medidas que garantam a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência. Assim, em todas as publicações do governo, as imagens deverão ser descritas textualmente, possibilitando às pessoas com deficiência visual o entendimento dos conteúdos apresentados.

Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom

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