Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Programa de combate à violência entre jovens é pauta na Rádio Web Piratini

Publicação:

Violência entre jovens
Violência entre jovens - Foto: Suzanne Tucker/Shutterstock
O coordenador do POD, Aldo Peres, detalhou os quatro eixos do programa nascido na Colômbia.
O coordenador do POD, Aldo Peres, detalhou os quatro eixos do programa nascido na Colômbia. - Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini



O programa Governo em Rede da Rádio Web Piratini, desta quarta-feira (21), recebeu Aldo Peres, coordenador do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), que explicou a organização do projeto, uma experiência positiva aplicada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento  (BID), na cidade de Medellin (Colômbia).

"O programa visa contribuir para a redução do índice de violência entre jovens, tanto para os praticantes, quanto para os que sofrem violência. A faixa etária deste programa ocorre de 15 a 24 anos. Estes índices compõem 18% da população", explica.   

O POD atua nos três municípios do Rio Grande do Sul com maiores índices de mortalidade juvenil: Viamão, Alvorada e Porto Alegre. De acordo com o coordenador, com o auxílio dos centros da juventude do programa, é possível apresentar novos caminhos aos jovens que estão em situações de vulnerabilidade. "Eles visam prevenir a criminalidade e gerar oportunidades aos jovens, auxiliando a voltarem aos estudos e irem para o mercado de trabalho", ressalta. 

Centros de Juventude

Sócio-educadores e educadores profissionalizantes se encarregam de ensinar durante o contra-turno da escola. No local, eles também são encaminhados para o mercado de trabalho e inseridos nas áreas de interesse que mais os agradam.  

O Programa de Oportunidades e Direitos é executado em parceria entre a Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A expectativa é implantar mais seis centros no estado, nos próximos cinco anos.


Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Denise Camargo/Secom 
Capa: Suzanne Tucker/Shutterstock

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul