União está assumindo compromisso de trabalhar com Estado, diz Sartori

Palacio do Planalto
Palacio do Planalto - Foto: CC
Governador falou ao programa Governo e Comunidade sobre a reunião do Fórum Permanente de Governadores - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

A reunião do Fórum Permanente de Governadores, na última quarta-feira (15), em Brasília, serviu para definir questões como a repatriação de recursos para os estados. Já aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto está agora no Senado. Para o governador José Ivo Sartori, até julho é possível que parte do valor que caberá ao Rio Grande do Sul já esteja em poder do Estado e dos municípios.

No programa Governo e Comunidade deste sábado (18), o governador fala sobre este assunto e também a respeito de segurança pública no Rio Grande do Sul e no restante do país. "A nossa Secretaria de Segurança está integrada com a Força Nacional, o Exército Brasileiro, a Força Aérea e a Marinha. São parcerias para o andamento de planos estaduais, que estão em vigor desde o ano passado", ressaltou.

Alternativas para o combate à criminalidade também são mencionadas no programa. "Vamos cruzar todos os dados do estado com o município de Porto Alegre, e faremos também a troca de informações entre os presídios federais com os estaduais", afirma Sartori.

Ao final, o governador fala sobre os R$ 65 milhões que a União se comprometeu a repassar ao Rio Grande do Sul para combater a criminalidade e minimizar a superlotação nos presídios. "Esse valor vai servir para a questão dos presídios, aquisição de novos carros e equipamentos. Em Brasília, ainda surgiu a possibilidade de colaboração do governo federal no pagamento de horas extras aos brigadianos", lembrou.

Governo e Comunidade

O programa semanal é resultado de parceria entre a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). Produzido pela Rádio Web Piratini e apresentado pela jornalista Nara Sarmento, o Governo e Comunidade tem duração de cinco minutos e trata de temas que foram notícia durante a semana e dos principais assuntos envolvendo o Executivo.

A veiculação é gratuita e de livre escolha de cada emissora. Pela parceria firmada entre a Secom e a Agert, as rádios decidem como e quando usar o programa, que é enviado às sextas-feiras. A sugestão é que a transmissão ocorra aos sábados pela manhã, integrando a programação de rotina das rádios.

Texto e edição: Secom