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Publicidade e Marketing

Um dos objetivos da diretoria é unificar a linguagem dos órgãos através da Gestão de Contas.
Um dos objetivos da diretoria é unificar a linguagem dos órgãos através da Gestão de Contas. - Foto: Doda Santos

A diretoria de Publicidade e Marketing tem como objetivo principal gerenciar as ações de comunicação do governo, orientando e prestando suporte aos órgãos públicos e auxiliando suas demandas de comunicação. O setor de Publicidade e Marketing é divido em três áreas: ADMINISTRATIVO, GESTÃO DE CONTAS E EVENTOS.

A área administrativa tem como responsabilidade cuidar dos procedimentos de autorização, de liquidação e dos empenhos de ações de Publicidade da Secretaria de Comunicação do Governo, sendo iniciados mediante a aprovação da Solicitação de Autorização para Ações de Comunicação – SAAC, que é encaminhada ao Comitê Executivo da SECOM. Além disso, tem como função verificar previamente a disponibilidade de dotação/cota e conferir o aspecto legal de todas as SAAC’s de todos os órgãos do Governo.

A Gestão de Contas é a área da Diretoria de Publicidade e Marketing que tem como função formular, executar e acompanhar o Plano Anual de Publicidade e Propaganda Governamental e, também, monitorar os patrocínios, validando a divulgação e utilização das marcas da Administração Direta e Indireta do Estado.

Coordenando o sistema de ações de comunicação do governo, a área de Gestão de Contas, tem como objetivo unificar a linguagem dos órgãos. Para isso tem, entre suas atribuições, a produção e distribuição de informações de interesse público, referentes a atos e ações governamentais.  Além disso, é responsável pela criação de diretrizes para o uso correto da marca do governo, através do Manual de Identidade Visual.

Também é responsável por administrar, realizar e fiscalizar a publicidade do Governo, envolvendo as atividades de agências de publicidade, fornecedores e relacionamento de mercado com a mídia.

A organização de eventos é um instrumento estratégico de comunicação do Governo do Estado. A área é responsável por assessorar e orientar as demandas de eventos do Governo e dos órgãos públicos. Além disso, tem como função auxiliar as atividades institucionais de relações públicas dos órgãos da Administração Estadual.  Também é função do setor de eventos a realização de Seminários de Governo e de Comunicação, uma iniciativa da SECOM.

A realização de um evento amplia o conhecimento sobre determinado assunto, diminui barreiras de comunicação e potencializa a imagem positiva do governo. Usa-se quando é necessário dar um amplo destaque a uma ação de governo, devido ao poder de informar e de mobilizar público. 

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul