Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Oficina de Comunicação Digital beneficia Centros da Juventude

Publicação:

Centro da Juventude da Cruzeiro passa a ser responsável pelas redes sociais do POD no território
Centro da Juventude da Cruzeiro passa a ser responsável pelas redes sociais do POD no território - Foto: Divulgação SDSTJDH
Centro da Juventude da Cruzeiro passa a ser responsável pelas redes sociais do POD no território
Centro da Juventude da Cruzeiro passa a ser responsável pelas redes sociais do POD no território - Foto: Divulgação SDSTJDH

Jovens atendidos pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD) participaram, nesta quarta-feira (7), de uma oficina de Comunicação Digital. Com a formação, a turma do Centro da Juventude da Cruzeiro passa a ser responsável pelas redes sociais do POD no território. É o quarto CJ a receber a capacitação. 

Na oficina, a coordenadora da Diretoria de Comunicação Digital da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, Liziane Cordeiro, mostrou as redes sociais que podem ser utilizadas, falou sobre direitos autorais e uso de imagens na internet, apresentou ferramentas e aplicativos para a criação de cards, gifs e para edição de vídeos. A jornalista também citou exemplos bem sucedidos da utilização de mídias sociais em territórios semelhantes à Cruzeiro, onde moradores participam e colaboram com conteúdo e informações. “A rede social é um meio muito democrático. Os jovens dos Centros da Juventude podem encontrar nela um espaço de voz. Além de exercitar a produção de texto e de imagens, podem divulgar as atividades das quais fazem parte e aprender a usar ferramentas úteis até profissionalmente, para mostrar seus trabalhos e habilidades”, destacou Liziane. 

Utilizar as redes sociais profissionalmente é o que planeja Fabricio Chagas de Andrade Viana, de 17 anos. “A oficina pode me ajudar até a ter uma futura carreira. Eu aprendi coisas novas e diferentes hoje. É muito importante porque a gente tem acesso às redes, mas nem sempre sabe como utilizar”, afirmou o jovem recém formado no curso de Barbearia e Cuidados com os Cabelos. 

A coordenadora do Centro da Juventude Cruzeiro, Arlei Weide, explica que agora esses jovens irão integrar a equipe de comunicação do CJ para divulgar as atividades.

Além do CJ Cruzeiro, que é gerido pela CUFA-RS, a capacitação já foi realizada nos Centros da Juventude Alvorada, Restinga e Rubem Berta. Nas próximas semanas, Lomba do Pinheiro e Viamão recebem a oficina. Esses espaços integram o POD, que é um programa do Governo do Estado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvido e organizações da sociedade civil.

Texto: Melina Fernandes/Ascom SDSTJDH
Edição: Leonardo Nunes/Secom

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul