Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Novas leis para Segurança são resultado de um trabalho criterioso e técnico, diz Sartori

Publicação:

upload 20170606121051whatsapp image 2017 06 06 at 10 13 38
upload 20170606121051whatsapp image 2017 06 06 at 10 13 38 - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Para o governador Sartori, a aprovação das propostas atende aos anseios da população
Para o governador Sartori, a aprovação das propostas atende aos anseios da população - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A sanção do conjunto de Projetos de Lei para a área da segurança pública, encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governo do Estado, no final de 2017, foi destaque da conversa com o governador José Ivo Sartori, neste sábado (13), no programa Governo e Comunidade.

Dos 19 projetos propostos, apenas um teve votação adiada - o que cria a Subsecretaria de Administração Penitenciária. “A aprovação de 18 projetos foi um passo importante e que nos anima a continuar essa caminhada. Estamos fazendo tudo o que é possível, e, às vezes, até quase o impossível, com muito esforço para garantir mais segurança aos gaúchos e suas famílias”, salientou Sartori.

Para o governador, a aprovação das propostas atende aos anseios da população. Entre as medidas, está a garantia da isenção do ICMS para empresas que doarem equipamentos para a força de segurança do Estado; a criação de um fundo para receber doações financeiras de pessoas físicas e jurídicas que quiserem cooperar com os órgãos; e a medida que torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança em agências bancárias.

“Essas medidas são resultado de um trabalho sério, criterioso e técnico. São fruto de um ano de diagnósticos e estudos de viabilidade para melhorar a estrutura de todas as instituições”, afirmou o governador.

Maior atenção para aumento do efetivo

Desde o início da gestão, Sartori diz encarar os investimentos em segurança pública com prioridade. O anúncio de concurso público com a abertura de 6,1 mil vagas e o incentivo para que policiais militares se mantenham no ofício e adiem a aposentadoria são medidas que colocam em primeiro lugar o aumento do efetivo para o policiamento ostensivo e outras atividades, como a guarda de presídios e o treinamento de alunos-soldados.

“Estamos devolvendo para os servidores as suas funções fins, retirando-os de funções administrativas. Com isso, eles poderão ser realocados. As pessoas já estão notando aumento do efetivo nas ruas. Este é mais um ganho para toda a sociedade”, assegurou.

Governo e Comunidade

Com duração de cinco minutos, o programa trata de temas que foram notícia durante a semana e dos principais assuntos envolvendo o governo do Estado. É gravado semanalmente na Rádio Web Piratini e veiculado aos sábados por emissoras de rádio gaúchas. A apresentação é da jornalista Nara Sarmento.

Texto: Letícia Bonato/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul