Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Governo e Comunidade: França e Rio Grande do Sul estreitam laços de cooperação

Publicação:

Governador falou sobre a parceria com os franceses em entrevista para o programa Governo e Comunidade
Governador falou sobre a parceria com os franceses em entrevista para o programa Governo e Comunidade - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini
Governador falou sobre a parceria com os franceses em entrevista para o programa Governo e Comunidade
Governador falou sobre a parceria com os franceses em entrevista para o programa Governo e Comunidade - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Foi assinado nessa quinta-feira (1º) um contrato entre o Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento para financiamento de 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 200 milhões). O crédito vai beneficiar projetos de impacto positivo sobre meio-ambiente e clima em toda a Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). "É um valor realmente significativo, e a causa é nobre", afirmou o governador José Ivo Sartori no programa Governo e Comunidade desta semana.

A parceria com os europeus serve como apoio ao programa Produção e Consumo Sustentável, do BRDE, que busca fontes de energia renováveis, gestão de resíduos, saneamento e agricultura sustentável.

"É um investimento de grande importância que será aplicado, por exemplo, para diminuir a poluição. Com isso, os recursos naturais serão preservados, aumentando a qualidade de vida das cidades e das pessoas", diz o governador.

Além da parceria com o BRDE, os franceses também marcam presença no Rio Grande do Sul através da Lactalis, que inaugurou na quarta-feira (28), em Teutônia, uma nova linha de produção de leite e manteiga. "A Lactalis vai iniciar a fabricação de leite das marcas Parmalat e Elegê em garrafas PET, e ainda vai produzir manteigas especiais, as chamadas premium", explicou Sartori no programa.

"Para adaptar essa linha de produção, a empresa investiu R$ 70 milhões em equipamentos, gerando emprego e desenvolvimento para toda a região", acrescentou. O investimento europeu no Rio Grande do Sul é fruto da missão governamental à França, liderada por Sartori, em 2016.

Modernidade

Também nesta semana, foi lançado o aplicativo Galope, que servirá para agilizar o processo de movimentação e transporte de equinos. “É preciso emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) para deslocar esses animais, e agora isso poderá ser feito rapidamente pelo celular", disse o governador. "Os criadores de cavalos que levam seus animais para os rodeios, exposições ou cavalgadas poderão baixar o aplicativo e ter todas as informações para regularizar esse translado". O Galope é mais um esforço do Estado para modernizar a máquina pública, diminuir a burocracia e dar mais agilidade ao setor produtivo.

Com duração de cinco minutos, o programa Governo e Comunidade trata de temas que foram notícia durante a semana e dos principais assuntos envolvendo o Executivo. É gravado na Rádio Web Piratini e veiculado aos sábados por emissoras de rádio gaúchas.

Texto: Antonio Oliveira, com supervisão de Rui Felten

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul