Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Especialista alerta para importância da vacinação contra a gripe no Governo em Rede

Publicação:

Um profissional da saúde aplica através de uma seringa branca o líquido da vacina de cor transparente na parte superior do braço de um idoso.
No programa, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Tani Ranieri falará sobre a campanha de vacinação. - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Tani Ranieri, alerta população sobre mito da vacinação
Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Tani Ranieri, alerta população sobre mito da vacinação - Foto: Pedro Belo Garcia/Especial Palácio Piratini

A campanha de vacinação contra a gripe e o combate ao Aedes Aegipty, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, foram abordados no programa Governo em Rede desta quarta-feira (19). A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SES), Tani Ranieri, falou sobre a importância da população se imunizar o quanto antes. "Ao aplicar a vacina, temos em torno de dez a 15 dias para produzir anticorpos. Como ainda estamos num período sem muitas incidências de atuação do vírus Influenza, é importante que o cidadão procure o quanto antes as unidades de saúde", orienta.

Desde 1999, a campanha de vacinação imuniza diversos segmentos da população, intitulados como grupos prioritários. Fazem parte desta estratégia pessoas a partir de 60 anos, crianças de até cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Este ano, professores das redes pública e privada também integram o público-alvo.

Tani explica que a nova campanha terá duração mais longa do que as edições anteriores. "Vamos até o dia 26 de maio. Ou seja, é mais tempo do que as outras campanhas. Ainda temos quase seis ou oito semanas pela frente", alerta. A expectativa é que até o final da campanha cerca de 3.663 milhões de pessoas sejam imunizadas. Alguns municípios montaram estratégias para estender os horários de vacinação. "A capital, por exemplo, tem algumas unidades que vão estar abertas até as 22h para a população ter maior acesso ao procedimento", ressalta.

Mitos

A especialista aproveitou para esclarecer uma dúvida que cerca a população nos períodos de campanha. "Muitos acreditam que ficam gripados logo após o procedimento e relacionam isso à vacinação. Porém, é apenas um mito. A vacina do vírus Influenza é produzida por vírus mortos e fracionados. Desta forma, não tem nenhuma possibilidade de desenvolver infecção associada ao vírus vacinal", explica. Segundo ela, o que pode acontecer é o paciente já estar incubando outro agente, diferente do Influenza. Assim que os sintomas se manifestam, confunde-se e associa-se com o vírus causador da gripe.

Fique atento

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza iniciou nessa segunda-feira (17) e vai até 26 de maio. O dia de mobilização nacional da campanha, conhecido como dia D, está marcado para 13 de maio, quando postos de vacinação ficarão abertos em todo o país.

Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Foto de capa: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul